Curso de Ervas Sagradas realizado na Afya

Neste final de semana de 17 a 19 de maio tivemos os módulos 1 e 2 do Curso de Ervas Sagradas. A formação que não é oferecida pela AFYA, foi promovida pelo terapeuta holístico Ivan Ferrer, onde o nosso espaço foi cedido para a realização dos módulos. No curso, os participantes tiveram a oportunidade de trabalhar unicamente com a vibração energética das ervas, com vivências do início ao fim, resgatando a ancestralidade e fazendo a integração do SER com as ERVAS SAGRADAS.

No 2º módulo do Curso de Ervas Sagradas tivemos a presença do Cacique Viná Varinawá e sua esposa Naki Satanawa da Aldeia Catukina – Acre, para celebrar a Cerimônia Katukiná de seus povos ancestrais, trazendo as medicinas da floresta, um momento de muitas curas. Abaixo temos alguns relatos dos participantes que fizeram tanto o primeiro como o segundo módulo, onde contam suas experiências durante e após a formação.

Como foi participar da formação do Curso de Ervas Sagradas?

“A participação no curso de plantas foi muito gratificante, porque tinha muita sabedoria. Eu senti a presença da espiritualidade presente. O momento mais especial pra eu foram os rituais e balanço dos chocalhos e dos tambores, que traziam energias positivas. Tiveram sensações e energias que vieram mais fortes. Os participantes do curso foram bem diversificados, cada um com seu desejo de absorver mais sabedorias através das ervas sagradas.”

“Foi muito bom porque eu aprendi muito sobre as ervas, sobre as diferenças de ervas frias, quentes e que equilibradoras, cada uma com suas funções. Aprendi sobre orixás, suas qualidades e as ervas de cada orixá. Aprendi como eu posso usar as ervas para curar, fizemos alguns rituais e bênçãos xamânicos. Em geral, foi bom participar da formação, expandi meu conhecimento nesse campo das ervas.”

Mudou alguma coisa no seu dia-a-dia após a formação em Ervas Sagradas?

“No meu dia-a-dia mudou muito, vem muita sabedoria na minha mente, com melhores intuições para utilizar as ervas. Hoje eu já estou usando melhor a sabedoria das ervas nos meus atendimentos, a cliente já se sentiu melhor.”

“Mudou meu conhecimento pra melhor, com muito mais respeito com as ervas. Aprendi mais do poder delas, eu tenho planos pra utilizar o aprendizado das ervas junto com outras terapias como reiki, e também utilizar ervas em aromatizadores, incensos, banhos ou limpeza energética com ervas e cachimbo. Quando você fortalece o conhecimento a intuição tambem se fortalece. Eu ainda continuarei estudando mais sobre as ervas.”

Como foi participar da cerimônia KATUKINÁ com Cacique Viná Virinawá e Naki Satanawa?

“A participação deles para a formação trouxe muitos traços da cultura indígena durante a cerimônia. Primeiro eles pintaram nossos rostos com tinta vermelha para significar que estávamos dentro do grupo. Depois eles explicaram o uso do rapé e como ele ajuda na ampliação da percepção do ambiente e da intuição. Também utilizamos o colírio sananga para amplificar a visão, na floresta amazônica eles utilizam para melhorar a visão durante a escuridão da mata. E depois tivemos a dança indígena toré com todos os participantes do curso.”