Cura do trauma, trauma coletivo, trauma de desenvolvimento e outros tipos de traumas.

Nós, seres humanos, passamos por muitos tipos de traumas. Mencionando poucos, começo com o trauma de desenvolvimento: Que se inicia lá na barriga da nossa mãe, no momento de nascimento, onde o próprio nascimento é o trauma, e continua a medida que a criança vai crescendo. Os pais brigando, conversando, Irmãos que beliscam e um monte de outras coisas que nós nem imaginamos são traumas, mas tem e isso acontece. O trauma de desenvolvimento acontece a medida que a gente vai crescendo, desde a adolescência até os 29 anos. Todos nós passamos por esse tipo de trauma e ele é muito complicado, é um trauma onde você não tem para onde correr, podemos caracteriza-lo como um trauma inescapável, ninguém escapa disso, e todos nós, nas nossas famílias ricas, pobres, tradicionais ou não tradicionais, sempre passamos por isso porque sabemos também que ao passar pelo trauma nós ganhamos resiliência, então existe um propósito para isso.
Outro tipo de trauma que eu gostaria de colocar é o trauma transgeracional, esse vem dos nossos ancestrais. Os nossos ancestrais, que sofreram na guerra, tiveram dificuldades e tudo de ruim que passaram, assim como nós, também passaram por traumas de desenvolvimento e isso ficou marcado nos seus DNAs. Eles passaram para nós e, além disso, tem também o ambiente: as guerras, os traumas de desastres naturais e muitos outros traumas que eles passaram, nós também carregamos eles.
Existem outras tipos de traumas. O social, nessa categoria envolve muitos aspectos: A pobreza, violência, a discriminação de todas as formas sendo elas: racial, de gênero, mais velhos, mais novos e todo tipo de descriminação que podemos imaginar e para além disso. Hoje em dia, tem um que é maior que é chamado de bullying nas escolas. Então esses são os traumas, que muitos de nós passamos nessas categorias e são complicados, mas o Peter Levin fala assim : “o trauma não é sentença da vida, não é o fim da vida”. Então ele diz que tem um uma boa notícia, “se sobrevivemos e estamos aqui até hoje, quer dizer que já superamos”.
Começamos com isso, então a proporção que a gente vai descobrindo mais sobre o nosso trauma de desenvolvimento e começamos a tomar a consciência disso, vamos curando-o e a medida que vamos curando-o, nós podemos conseguir entrar em contato com o trauma transgeracinal (que é o trauma que vem dos nossos ancestrais) e assim que conseguimos fazer a cura desse trauma, então conseguimos lidar com o traumas coletivos que são esses que se chamam de trauma social, porque se não curarmos o nosso trauma de desenvolvimento ele sempre vai entrar no meio do trauma social e fica acoplado e fica ainda mais difícil de curá-lo. Então eu estava falando isso para ajudar as pessoas saberem que todos nós temos esses traumas que eu mencionei lá acima, mas tenho uma boa notícia, o trauma tem cura.
 Então venha para a Afya, temos Constelação Famíliar que cura trauma transgeracinal e outros tipos de traumas também, as emoções, trauma de desenvolvimento e temos a experiência Somática que cura trauma de todas as categorias porque ela nos ajuda a entrar em contato com o nosso corpo e ao passo que nós entramos em contato com o nosso corpo, nós conseguimos liberar toda energia traumática e assim tomamos consciência do momento presente e quando presente, a cura acontece. Eu convido vocês a irem na Afya pois sempre temos essas terapias que curam traumas e, além disso, também temos outros recursos de outras terapias que acompanham esse processo de cura, muito obrigado a todos e sejam bem vindos a Afya, sejam bem vindos ao nosso espaço.
Texto por Efu Nyaki