Uma alimentação para uma melhor qualidade de vida.

Alimentação Saudável

            Nesse texto desejamos dar visibilidade as Feirinhas da Agricultura Familiar Orgânica em João Pessoa, disponibilizando uma lista dessas Feiras na cidade e seus locais de comercialização semanal. Para isso, vamos brevemente contextualizá-las.

Pesquisas arqueológicas mostram que há quase 20.000 anos atrás nossos ancestrais começaram a praticar a agricultura. A passagem das culturas nômades às culturas agrícolas permitiu a esses povos se estabelecerem nos lugares de cultivo do solo. Durante todos esses milênios a agricultura era natural e orgânica, foi somente após as duas grandes guerras, em meados do século passado, que se passou a utilizar técnicas agrícolas baseadas no uso de produtos químicos e modificações genéticas, alegando-se melhorar a quantidade e qualidade dos alimentos. E assim, nas sociedades modernas, interesses político-econômicos buscam reduzir a agricultura às questões mercadológicas, onde o lucro vale mais do que o acesso ao alimento e a saúde das pessoas. E para isso, omitem que essas práticas de cultivo com agrotóxicos e que modificam geneticamente os alimentos são extremamente poluentes, doentias e predatórias do meio ambiente.

Em uma perspectiva bem diferente, o cultivo da agricultura orgânica ocorre através de uma relação íntima e respeitosa com a natureza, livre dos agrotóxicos que envenenam e adoecem tanto a quem planta, consome e vive no campo, quando quem consome e vive na cidade. Essa prática milenar do cultivo de alimentos orgânicos é harmônica e co-existe no equilíbrio dinâmico da fauna e da flora, sendo benéfica inclusive à saúde das pessoas. Salutar e sustentável, quem pratica a agricultura familiar orgânica interage de maneira amorosa com o meio ambiente. Existem diversas técnicas de plantação dos alimentos orgânicos. Agricultura sintrópica ou agrofloresta e permacultura são dois expressivos exemplos.

Atualmente, a comercialização de cereais, ervas, vegetais, legumes e frutas sem agrotóxicos é algo que permanece, vem crescendo e se ampliando em João Pessoa e no mundo. Ademais, ovos, leite, queijos, aves e peixes (pra quem consome) sem cativeiro insano e hormônios são encontrados nessas Feirinhas.  Na nossa cidade, também encontramos beiju, tapioca,bolo pé de muleque, rapadura e sucos verdes, entre tantas outras delicias. E cada vez mais seus preços são iguais, e muitas vezes mais baixos, do que nos supermercados. Sem falar da economia solidária e comunitária que se tecem nessas redes de alimentos naturais.

Segue uma lista de Feirinhas Orgânicas em João Pessoa, pois a emblemática frase de Hipócrates (460-370 a. C.) continua valendo: “Que seu alimento seja seu remédio, e que seu remédio seja seu alimento.”

LISTAS DE ALGUMAS FEIRINHAS ORGÂNICAS EM JOÃO PESSOA (sempre pelas manhãs)

Feirinha Orgânica do Sítio Utopia – TERÇAS

Endereço: Restaurante Oca. Av. Almirante Barroso, 303 – Centro, João Pessoa – PB

 

Feira do Equilíbrio do Ser – QUARTA

Endereço: R. Bancário Sérgio Guerra, 148 – Bancários, João Pessoa – PB

 

CECAF – Centro de Comercialização de Agricultura Familiar ­– QUINTAS

Endereço: Av. Hílton Souto Maior, 1112 – José Américo de Almeida, João Pessoa – PB

 

Feira Agroecológica Ecovarzea ­– SEXTAS

Endereço: Conj. Pres. Castelo Branco III, João Pessoa – PB, UFPB

 

Feira de orgânicos do Bessa – SÁBADOS

  1. Oceano Antártico, 14 – Jardim Oceania, João Pessoa – PB